O que é Transporte Ativo?

O transporte ativo mais cobrado no ENEM e vestibulares é a Bomba de Sódio e Potássio e é neste que vamos nos concentrar nos próximos parágrafos.  Além desta bomba, existem também a de iodo e cálcio, mas não costumam ser temas das questões das provas que são o nosso objetivo. Esta bomba envolve gasto de energia (ATP) por ocorrer contra um gradiente de concentração.

O seu objetivo é fazer com que íons de potássio (K+ ) entrem na célula e íons de sódio (Na + ) saiam. Só que a concentração de potássio é maior no meio intracelular, enquanto que a do sódio é maior no meio extracelular, portanto o ATP se faz necessário. A bomba que permite o trânsito dos íons é uma proteína integral, ou seja, que atravessa a membrana plasmática de um lado ao outro.

O processo ocorre em 3 etapas:

1. Três Na+ se ligam em sítios específicos da proteína transportadora;

2. Uma molécula de ATP é convertida em ADP e um fosfato. O fosfato se liga à bomba e esta se abre para o meio externo. Os íons de sódio são liberados.

3. Dois K+ se ligam à bomba. O fosfato se desliga da proteína transportadora e os íons são liberados para o interior da célula

A concentração de potássio será maior no interior da célula. E isso é essencial para que a célula se mantenha viva e funcionando corretamente. O potássio contribuiu para a síntese de proteínas e respiração celular (quebra da glicose para produção de ATP). A eliminação de íons de sódio contribuiu para a manutenção do equilíbrio osmótico. Caso os dois íons permanecessem no interior da célula haveria a entrada de água em excesso (por osmose) e a célula poderia estourar.

A bomba de sódio e potássio também é indispensável aos neurônios. Ela garante que estas estruturas continuem funcionando corretamente e conduzindo mensagens nervosas pelo nosso corpo. A bomba mantém a carga positiva na parte externa do neurônio e negativa no seu meio intracelular. Quando a célula nervosa recebe um impulso nervoso a carga é temporariamente invertida, e a bomba de Na+ e K+ restabelece a carga padrão após a passagem do estímulo.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira aperte o play e vem comigo para mais uma super aula comigo, professor Samuel Cunha. Partiu?

Curtiu? Esse é um pequeno trecho do material de apoio da minha plataforma. Quer se sair bem na escola ou vai prestar vestibular e ENEM? Vem tomar um amargo, que eu te ajudo a conquistar esse sonho! Na minha plataforma, você aprende desde o início da vida até o equilíbrio de todas, através de aulas aprofundadas, dinâmicas e muito divertidas comigo, um professor apaixonado pelo que faz.

SAIBA MAIS

👉 Tudo sobre Transporte Passivo
👉 Transporte por Vesículas
👉 Dicionário de Citologia
👉 8 exercícios resolvidos sobre Citologia para estudar

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Samuel Cunha

Professor Samuel Cunha

Biolândia é uma plataforma dedicada ao ensino da mais linda ciência chamada Biologia.

Deixe uma resposta