Reino Animal: características que distinguem os animais

Fala, pessoal, tudo certo?

A aula de hoje é sobre o Reino Animalia e as características que distinguem os animais dos outros seres vivos. E, para isso, recorremos à Zoologia, que é a ciência que estuda os animais.

Então, sem perder mais tempo, abre o bloquinho de anotações e vamos lá!

Reino Animalia: 10 características que você precisa saber

1. Diversidade

A grande marca do Reino Animalia é a alta diversidade: existem inúmeras espécies de animais descritas pela ciência, principalmente no grupo que contém os insetos. Importante dizer que essa diversidade não se refere apenas à grande variedade de espécies, mas também à abundância desses seres no planeta.

2. São eucariontes

Outra característica fundamental para vocês terem em mente é que todos os animais são eucariontes, ou seja, são todos formados por células eucarióticas, cujo material genético está contido em um núcleo bem definido.

3. São multicelulares

Nessa mesma linha, mais um aspecto comum a todos nós do Reino Animalia é que somos, sem exceção alguma, todos seres multicelulares (ou, como algumas referências trazem, pluricelulares).

Leia mais: 7 assuntos de Biologia que mais caem no Enem

4. São heterótrofos

Diferentemente das plantas, os animais são todos heterótrofos por ingestão, isto é, são seres que precisam consumir outros organismos para obter seus alimentos e seus nutrientes para se manterem vivos. E é por esse mesmo motivo que os animais não têm clorofila!

5. Possuem tecidos verdadeiros

O Reino Animalia também se caracteriza por seres que possuem tecidos verdadeiros, com exceção do filo Porífera, composto pelas esponjas do mar. Para lembrar: tecidos verdadeiros são aqueles que possuem células organizadas e diferenciadas em diversas funções.

6. Presença de blástula

Já deu uma olhada na aula de embriologia? Pois bem, durante o desenvolvimento embrionário, nos animais, ocorre a formação da blástula, que vai passar por diversas modificações dependendo do ser que será formado.

7. Reserva de açúcar

Lembra das aulas de Botânica, em que vimos que as plantas armazenam açúcar na forma de amido? Os seres que fazem parte do Reino Animalia também têm reservas de açúcar, mas na forma glicogênio (polissacarídeo de grande porte formado por diversas moléculas de glicose). No caso dos seres humanos, nosso corpo armazena esse composto no fígado e também nas fibras musculares, armazenando-o para quando for necessário.

Leia mais: Como a prova de Ciências da Natureza cai no ENEM?

8. Podem ter celoma

Embriologia de novo: animais podem ter cavidades no seu corpo chamadas de celoma. Nesse caso, lembre-se de que podem existir animais celomados, acelomados e pseudocelomados, dependendo de cada um dos filos que compõem o Reino Animalia.

9. São aeróbicos

Um aspecto importante do Reino Animalia é que todos os seres são aeróbicos, ou seja, eles precisam retirar o oxigênio do ar ou da água para realizar a respiração celular. É importante notar, no entanto, que alguns animais fazem anaerobiose.

10. Fazem reprodução sexuada

Todos os animais têm reprodução sexuada, que é aquele em que há o encontro entre o gameta feminino e o gameta masculino. Note que, em alguns seres, pode ocorrer a reprodução assexuada, como poríferos, cnidários e platelmintos.

Leia mais: Nota de corte do SiSU: Saiba quais são as notas de corte mais altas e mais baixas dos cursos mais procurados do Sisu

Pessoal, convido vocês a acessar a minha playlist no YouTube com 13 videoaulas sobre Zoologia. São conteúdos sobre cada um dos filos que compõem o reino Animalia, além de uma aula de introdução à Zoologia, com todas as informações que vimos neste texto e uma série de conceitos e classificações que vocês devem ficar de olho para as provas.

Espero que este post tenha ajudado você a entender mais sobre as características que distinguem os seres vivos do reino Animalia dos demais. E se você quiser ver mais conteúdos bacanas sobre Biologia, não se esqueça de visitar o meu blog!

Quer se sair bem na escola ou vai prestar vestibular e ENEM? Vem tomar um amargo, que eu te ajudo a conquistar esse sonho! Na minha plataforma, você aprende desde o início da vida até o equilíbrio de todas, através de aulas aprofundadas, dinâmicas e muito divertidas comigo, um professor apaixonado pelo que faz.

SAIBA MAIS

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Samuel Cunha

Professor Samuel Cunha

Biolândia é uma plataforma dedicada ao ensino da mais linda ciência chamada Biologia.

1 Comentário

  1. Adorei, professor Samuel é um ícone, excelente profissional!

Deixe uma resposta