Quais os tipos de mutações gênicas? Veja exemplos!

Fala, pessoal, tudo beleza?

Neste post, vamos falar de um assunto sempre muito chatinho no ENEM e nos vestibulares: mutações gênicas. No fim do conteúdo, vamos praticar com alguns exercícios.

Então, lápis e bloquinho na mão e vem comigo!

O que são mutações gênicas?

Mutações gênicas são alterações ocasionais que ocorrem na estrutura do material genético, mais especificamente no DNA. Essas mudanças podem ter origem na adição, substituição ou eliminação de bases nitrogenadas em trechos do DNA. Importante notar que essas mutações geralmente se originam de forma espontânea, como consequência de erros na duplicação do DNA ou no metabolismo celular.

Embora possam ser desfavoráveis, as mutações gênicas são responsáveis pelo surgimento de novas formas de um gene e, consequentemente, contribuem para a variabilidade genética de uma espécie, importante fator para a adaptabilidade dos indivíduos no ambiente.

As mutações gênicas podem ser hereditárias ou não. Quando ocorrem em células somáticas (que formam o corpo), o indivíduo portador não transmitirá essa mutação a seus descendentes. Por outro lado, se a mutação ocorrer nas células germinativas, isso resultará em alterações nos gametas. Como resultado, a informação alterada será transmitida para a geração posterior.

Veja mais: Genética: tudo o que você precisa saber

Tipos de mutações gênicas

Existem algumas classificações dentro das mutações gênicas que precisamos estudar. São elas:

  • Mutação pontual: ocorre quando apenas uma única base é alterada. Como sabemos, a guanina (G) liga-se com a timina (T), e a adenina (A) liga-se com a citosina (C) e vice-versa. O que acontece é que, neste tipo de mutação, existem erros na replicação do DNA. Elas podem ser divididas em:
    • Silenciosas: a alteração da base nitrogenada não afetou o aminoácido que deve ser produzido, isto é, o código genético sofre alterações, mas a proteína formada é a mesma.
    • Não-silencioso ou missense: a sequência de aminoácidos que constituem a proteína sofre alteração, podendo mudar sua função ou estrutura.
    • Sem sentido ou nonsense: ocorre quando a alteração nos pares de bases nitrogenadas intefere o processo de síntese de proteína, deixando-a sem aminoácidos em sua cadeia e, como resultado, sem função.
  • Inserção: trata-se da adição de pares de bases nitrogenadas à sequência do DNA.
  • Deleção: refere-se à subtração de um ou mais nucleotídeos do material genético, causando alterações na composição da proteína.
  • Substituição: ocorre a troca de bases nitrogenadas.

Exemplo de mutação gênica

Talvez o exemplo mais conhecido de mutação gênica seja a anemia falciforme. Essa doença se caracteriza pela deformação das hemácias, deixando-as em forma de foice (daí seu nome). Isso faz com que as células tenham sua membrana alterada, rompendo-se mais facilmente e, assim, causando anemia.

A origem desta patologia está em uma mutação de caráter hereditário que ocasiona a substituição das bases nitrogenadas do gene (fragmento de DNA) responsável pela síntese de hemoglobina.

Veja mais: Núcleo, DNA e Cromossomos: principais conceitos

Exercícios sobre mutações gênicas

Questão 1

(UNESP) A respeito das mutações gênicas, foram apresentadas as cinco afirmações seguintes.

  1. As mutações podem ocorrer tanto em células somáticas como em células germinativas.
  2. Somente as mutações ocorridas em células somáticas poderão produzir alterações transmitidas à sua descendência, independentemente do seu sistema reprodutivo.

III. Apenas as mutações que atingem as células germinativas da espécie humana podem ser transmitidas aos descendentes.

  1. As mutações não podem ser “espontâneas”, mas apenas causadas por fatores mutagênicos, tais como agentes químicos e físicos.
  2. As mutações são fatores importantes na promoção da variabilidade genética e para a evolução das espécies.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas.

a) I, II e III.

b) I, III e V.

c) I, IV e V.

d) II, III e IV.

e) II, III e V.

RESPOSTA: B

Questão 2

(FGV) Atualmente são bem conhecidos os efeitos adversos à saúde humana causados por diversos poluentes ambientais, especialmente aqueles que possuem potencialidades mutagênicas ou carcinogênicas, os quais, devido à sua interação com mecanismos genéticos, podem causar mutações e doenças nas gerações futuras. Assinale as afirmações corretas.

  1. Mutações são modificações bruscas do material genético que podem ser transmitidas à prole (descendência ou células-filhas).
  2. A mutação pode ser espontânea ou induzida por agentes físicos, químicos ou biológicos com potencial mutagênico.

III. Mutação é toda alteração do material genético que resulta sempre de segregação ou recombinação cromossômica.

  1. Mutações gênicas podem ser causadas por poluentes ambientais e provocar alterações responsáveis pelo aparecimento de genótipos diferentes em uma população.

A alternativa que contém as afirmações corretas é:

a) I e III.

b) II e III.

c) I, II e IV.

d) IV e III.

e) III.

RESPOSTA: C

Questão 3

(Cesgranrio-RJ) Com referência às mutações, podemos afirmar que:

a) resultam da tentativa de os seres vivos se adaptarem às modificações do ambiente.

b) resultam em alterações do fenótipo sem que ocorram modificações do genótipo.

c) resultam de lentas modificações das moléculas de DNA, não sofrem qualquer influência resultante da ação de agentes químicos ou físicos externos.

d) ocorrem nas células somáticas, não sendo possível sua ocorrência em células germinativas.

e) resultam em novas características ge­néticas, representando variações necessárias à evolução.

RESPOSTA: E

Assista: Introdução à Genética

Espero que este post tenha ajudado você a entender os tipos de mutações gênicas. E se você quiser ver mais conteúdos bacanas sobre Biologia, não se esqueça de visitar o meu blog!

Quer se sair bem na escola ou vai prestar vestibular e ENEM? Vem tomar um amargo, que eu te ajudo a conquistar esse sonho! Na minha plataforma, você aprende desde o início da vida até o equilíbrio de todas, através de aulas aprofundadas, dinâmicas e muito divertidas comigo, um professor apaixonado pelo que faz.

SAIBA MAIS

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Samuel Cunha

Professor Samuel Cunha

Biolândia é uma plataforma dedicada ao ensino da mais linda ciência chamada Biologia.

4 comentários

  1. Professor a Adenina estar sempre ligada é com a Timina e a Guanina com a Citosina. Certo?

  2. Professor Samuel, nessa véspera para o segundo dia do enem, venho por aqui lhe agradecer por todo o ensinamento que foi disponibilizado, não somente para mim mas para todos os estudantes. Obrigada por tudo , saiba que você faz parte da minha história da educação❤

  3. Sou a Marina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

Deixe uma resposta