Exercícios sobre a Origem da Vida na Terra

origem da vida no planeta Terra é um assunto que deixa cientistas e pessoas curiosas intrigadas. Muito já se pensou e discutiu sobre o tema. E com isso diversas hipóteses foram desenvolvidas para explicar como o primeiro ser vivo surgiu e como as espécies se diversificaram ao longo dos anos.

Gurizada, no texto de hoje vamos revisar as hipóteses e responder algumas questões sobre o tema que já apareceram em provas de vestibular. Preparados?

A Panspermia Cósmica 

Esta teoria afirma que a vida que existe no planeta Terra pode ter sua origem explicada por partículas que chegaram ao nosso planeta através do espaço. Os primeiros estudiosos defendiam que existiam, por todo o Universo, o que chamavam de sementes da vida. Esta é uma teoria que simplifica a explicação sobre a origem da vida. Mas se pensarmos criticamente ela de certa forma só transfere o problema para outro local. Já que seguimos com o questionamento sobre como estas partículas que era sementes da vida surgiram.

No século XIX, um grupo de químicos confirmou a presença de compostos orgânicos em amostras de meteoritos coletadas. Além dos químicos Thenard, Vauquelin e Berzelius, um físico, o William Thomson também defendeu a panspermia. De acordo com seus estudos e hipóteses, meteoros e asteroides que se chocaram com a superfície da Terra tinham vida. E que na colisão liberaram rochas contendo seres vivos.

A Teoria de Oparin e Haldane

Oparin e Haldane são os cientistas responsáveis pela elaboração da hipótese que explica a origem da vida que é mais aceita nos dias atuais. Os cientistas afirmaram que a atmosfera primitiva da Terra tinha componentes químicos que ao serem expostos a raios e radiação ultravioleta deram origem a moléculas orgânicas mais simples.

Estas moléculas que estavam na atmosfera alcançaram os oceanos primitivos após chuvas intensas, formando a sopa primitiva. Segundo os estudos de Oparin e Haldane a ordem cronológica dos eventos foi a seguinte: A atmosfera primitiva era composta por amônia, hidrogênio, metano e vapor d’água; 

    1. Um ciclo intenso de chuvas passou a acontecer, acompanhado de descargas elétricas e radiação ultravioleta; 
    2. Na presença das descargas elétricas e radiação os elementos químicos da atmosfera produziram aminoácidos; 
    3. A chuva permitiu que os aminoácidos chegassem ao solo; 
    4. Com o passar do tempo e o surgimento de condições favoráveis formaram-se as primeiras proteínas; 
    5. As proteínas formadas chegaram aos corpos d’água e surgiram os coacervados.

Mas por que esta é a hipótese mais aceita atualmente? A teoria de Oparin e Haldane, no ano de 1953, foi testada por Miller e Urey. No experimento foram simuladas as condições da atmosfera primitiva da Terra. Ao final do experimento ficou comprovado que a presença das substâncias na atmosfera primitiva com a incidência de raios  e radiação aminoácidos podem ter sido produzidos.

Desenho do Diagrama de Miller e Urey

Como se alimentavam os primeiros seres vivos?

Esta é uma pergunta importante a ser respondida para que a gente entenda como os primeiros seres vivos conseguiram se manter vivos e nutridos. Na comunidade científica as discussões sobre o tipo de nutrição que o primeiro ser vivo tinha ainda são comuns. Há os pesquisadores que defendem a hipótese heterotrófica  e outros a hipótese autotrófica. Entenda a diferença entre elas: 

  • Hipótese autotrófica: de acordo com esta hipótese os primeiros organismos produziam seu próprio alimento. Essa hipótese se justifica porque na Terra primitiva não existiam moléculas orgânicas suficientes para manter os organismos alimentados. É provável que os organismos realizassem quimiossíntese. 
  • Hipótese heterotrófica: o primeiro ser vivo não era capaz de produzir seu próprio alimento. Dessa forma, os organismos se alimentavam das moléculas orgânicas encontradas no meio  em que viviam. É provável que os organismos fossem fermentadores.

Exercícios sobre a Origem da Vida

Agora que já revisamos alguns tópicos sobre a origem da vida na Terra vamos ver como esse conteúdo aparece nas provas? Prepare o lápis e o papel para resolvermos juntos os exercícios.

Questão 01

(Uel 2019)  Um dos temas mais controversos da história da ciência diz respeito à origem da vida, pois existia a dúvida se ela teria surgido pela abiogênese (geração espontânea) ou pela biogênese. Por séculos, inúmeros pesquisadores propuseram e desenvolveram explicações, por meio de experimentos, como consequência de diferentes olhares.

Com base nos conhecimentos sobre abiogênese e biogênese, assinale a alternativa que relaciona, corretamente, o pesquisador, a hipótese por ele defendida e o experimento que deu sustentação para sua defesa.

a) John Tuberville Needham defendeu a abiogênese por meio de experimentos que demonstraram o surgimento de microrganismos em um caldo de carne aquecido e mantido em recipientes fechados.

b) Jean-Baptiste van Helmont defendeu a biogênese por meio de experimentos que demonstraram o surgimento de larvas em pedaços de carne em putrefação.

c) Lazzaro Spallanzani defendeu a biogênese por meio de estudos que demonstraram a origem da matéria que permitia o crescimento das plantas em vasos.

d) Felix Pouchet defendeu a biogênese por meio de experimentos a partir dos quais surgiam microrganismos pela fervura de um caldo nutritivo em frascos de vidro.

e) Louis Pasteur defendeu a abiogênese por meio de experimentos com uma mistura aquecida de água, feno e gás oxigênio a partir da qual surgiam microrganismos.

Gabarito: 

[A] Correta.

[B] Incorreta. Jean-Baptiste van Helmont defendeu a abiogênese espalhando grãos de trigo sobre camisas sujas, ocorrendo o aparecimento de ratos após alguns dias. Foi Francesco Redi quem demonstrou o surgimento de larvas em pedaços de carne em putrefação, fornecendo evidências sobre a biogênese.

[C] Incorreta. Lazzaro Spallanzani defendeu a biogênese, com o mesmo experimento de Needham (que defendia a abiogênese), através da fervura de um caldo nutritivo dentro de frascos fechados com rolhas, observando a morte dos microrganismos ali presentes, constatando que Needham não tinha fervido por tempo suficiente, mantendo os microrganismos vivos, levando-o a acreditar que surgiam por geração espontânea.

[D] Incorreta. Felix Pouchet defendeu a abiogênese através do experimento com frasco contendo água fervente, colocando-o de cabeça para baixo em uma bacia de mercúrio e quando a água estava quase fria, abria o frasco dentro do mercúrio e introduzia oxigênio puro e feno previamente exposto a altas temperaturas, constatando, após alguns dias, a presença de microrganismos.

[E] Incorreta. Louis Pasteur defendeu a biogênese através de experimentos em que fervia um caldo nutritivo em frascos de vidro conhecidos como “pescoço de cisne” e, quando analisava o caldo, não havia microrganismos, que ficavam retidos nas curvas dos gargalos e não atingiam o líquido nos frascos. ascos de vidro conhecidos como “pescoço de cisne”.  

Questão 02

(Mackenzie 2019)  A figura abaixo representa um clássico experimento na pesquisa sobre origem da vida.

origem da vida na terra

É correto afirmar que

  1. a) através dessa simulação, Louis Pasteur contestou de forma definitiva a teoria da abiogênese.
  2. b) pela simulação das supostas condições da Terra primitiva, foi possível formar matéria orgânica em condições abióticas.
  3. c) os defensores da panspermia cósmica obtiveram evidências da participação de elementos extraterrestres na formação da vida na Terra.
  4. d) houve a comprovação da atuação da energia vital na formação do primeiro ser vivo.
  5. e) as primeiras moléculas orgânicas surgiram de reações químicas em ambiente aeróbico.

Gabarito 

[B]

Pela simulação da suposta atmosfera da Terra primitiva, foi possível obter matéria orgânica a partir de condições abióticas.  

Questão 03

(Uece 2019)  Relacione, corretamente, as teorias sobre a origem da vida com suas respectivas características, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

  1. Abiogênese
  2. Biogênese
  3. Panspermia
  4. Evolução molecular

(     ) Afirma que a vida na Terra teve origem a partir de seres vivos ou de substâncias precursoras da vida proveniente de outros locais do cosmo.

(     ) Surgiu a partir de evidências irrefutáveis de testes rigorosos realizados por Redi, Spallanzani, Pasteur e outros que chegaram à conclusão de que seres vivos surgem somente pela reprodução de seres da sua própria espécie.

(     ) Considera que a vida surgiu por mecanismos diversos como, por exemplo, a partir da lama de lagos e rios, além da reprodução.

(     ) A vida é resultado de um processo de evolução química em que compostos inorgânicos se combinam, originando moléculas orgânicas simples que se combinam produzindo moléculas mais complexas, até o surgimento dos primeiros seres vivos.

A sequência correta, de cima para baixo, é

a) 4, 1, 3, 2.

b) 3, 2, 1, 4.

c) 1, 4, 2, 3.

d) 2, 3, 4, 1.

Gabarito 

[B]

A sequência correta, de cima para baixo, é: Panspermia cósmica (3); Biogênese (2); Abiogênese (1) e Evolução molecular (4).  


Ainda está com dúvidas sobre a origem da vida?

Então, bora assistir uma videoaula que eu preparei com muito carinho pra você estudar um pouco mais sobre o assunto. Aperte o play e vem comigo!

Espero que este post tenha ajudado você revisar as teorias sobre a Origem da Vida na Terra. E se você quiser ver mais conteúdos bacanas sobre Biologia, não se esqueça de visitar o meu blog!

Quer se sair bem na escola ou vai prestar vestibular e ENEM? Vem tomar um amargo, que eu te ajudo a conquistar esse sonho! Na minha plataforma, você aprende desde o início da vida até o equilíbrio de todas, através de aulas aprofundadas, dinâmicas e muito divertidas comigo, um professor apaixonado pelo que faz.

SAIBA MAIS

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

2 comentários

  1. Parabéns,mais uma vez.Obrigado pela excelentes aulas.Como e bom conhecer professores e professoras com ideal numa época tão materialista do nosso capitalismo..Só posso desejar muita paz,saúde e alegrias ao Prof.Samuel Cunha.Att

  2. Muito legal…..

Deixe uma resposta