Exercícios sobre Bioquímica

Fala, galera, tudo bem?

Trago para vocês uma lista com 10 exercícios sobre Bioquímica. Para que vocês peguem as diferentes maneiras como esse conteúdo pode ser cobrado, separei questões de diversas provas pelo Brasil. Assim, vocês se familiarizam com os diferentes estilos.

Então, lápis na mão e bons estudos!

Questão 1

(UCPel) Os lipídios são moléculas apolares que não se dissolvem em solventes polares como a água. Com relação aos lipídios, podemos afirmar que:

I. são moléculas ideais para o armazenamento de energia por longos períodos.

II. importantes componentes de todas as membranas celulares.

III. estão diretamente ligados à síntese de proteínas.

IV. servem como fonte primária de energia.

V. a cutina, e suberina e a celulose são exemplos de lipídios.

A(s) alternativa(s) correta(s) é(são):

a) I, IV e V.

b) I e III.

c) II e IV.

d) II e V.

e) I e II.

Questão 2

(PUCCamp) Em provas de corrida de longa distância, que exigem resistência muscular, a musculatura pode ficar dolorida devido ao acúmulo de

a) ácido láctico devido a processos anaeróbios.

b) ácido láctico devido a processos aeróbios.

c) glicogênio nas células devido à falta de oxigênio.

d) glicogênio no sangue devido à transpiração intensa.

e) sais e à falta de glicose devido ao esforço.

Questão 3

(FUVEST) O código genético é o conjunto de todas as trincas possíveis de bases nitrogenadas (códons). A seqüência de códons do RNA mensageiro determina a seqüência de aminoácidos da proteína. É correto afirmar que o código genético

a) varia entre os tecidos do corpo de um indivíduo.

b) é o mesmo em todas as células de um indivíduo, mas varia de indivíduo para indivíduo.

c) é o mesmo nos indivíduos de uma mesma espécie, mas varia de espécie para espécie.

d) permite distinguir procariotos de eucariotos.

e) é praticamente o mesmo em todas as formas de vida.

Questão 4

(UNIFESP) Os códons AGA, CUG e ACU do RNA mensageiro codificam, respectivamente, os aminoácidos arginina, leucina e treonina.

A seqüência desses aminoácidos na proteína correspondente ao segmento do DNA que apresenta a seqüência de nucleotídeos GAC TGA TCT será, respectivamente,

a) treonina, arginina, leucina.

b) arginina, leucina, treonina.

c) leucina, arginina, treonina.

d) treonina, leucina, arginina.

e) leucina, treonina, arginina.

Questão 5

(UFPR) Em alguns locais pobres da África e da América do Sul, crianças são desmamadas precocemente e passam a ser alimentadas com uma dieta rica em carboidratos e pobre em proteínas, em geral açúcar e banana. Nesses casos, é comum manifestar-se um quadro de desnutrição conhecido como Kwashiorkor. Uma das características é a ocorrência de inchaços (edemas), particularmente no abdome. A partir das informações acima e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) O inchaço abdominal é decorrente de infestações de vermes contraídas com a desnutrição.

b) A dieta rica em carboidratos compromete a síntese protéica nas células.

c) O conteúdo protéico do sangue diminui e a pressão osmótica do sangue cai, fazendo os carboidratos presentes nas paredes celulares expandirem-se, causando o inchaço.

d) A falta de proteínas altera a turgescência das células causando dilatação das fibras de colágeno da pele de dos órgãos, inchando as partes afetadas.

e) Após serem digeridos, os aminoácidos presentes nos carboidratos aumentam sua concentração e interferem no acoplamento dos RNA mensageiros nos ribossomos, afetando a produção de proteínas.

Questão 6

(UFSCar) Os ingredientes básicos do pão são farinha, água e fermento biológico. Antes de ser levada ao forno, em repouso e sob temperatura adequada, a massa cresce até o dobro de seu volume. Durante esse processo predomina a

a) respiração aeróbica, na qual são produzidos gás carbônico e água. O gás promove o crescimento da massa, enquanto a água a mantém úmida.

b) fermentação lática, na qual bactérias convertem o açúcar em ácido lático e energia. Essa energia é utilizada pelos microorganismos do fermento, os quais promovem o crescimento da massa.

c) respiração anaeróbica, na qual os microorganismos do fermento utilizam nitratos como aceptores finais de hidrogênio, liberando gás nitrogênio. O processo de respiração anaeróbica é chamado de fermentação, e o gás liberado provoca o crescimento da massa.

d) fermentação alcoólica, na qual ocorre a formação de álcool e gás carbônico. O gás promove o crescimento da massa, enquanto o álcool se evapora sob o calor do forno.

e) reprodução vegetativa dos microorganismos presentes no fermento. O carboidrato e a água da massa criam o ambiente necessário ao crescimento em número das células de levedura, resultando em maior volume da massa.

Questão 7

(UECE) O aparecimento do oxigênio na atmosfera terrestre deu oportunidade de se revelar como positiva a seguinte variabilidade genética:

a) possibilidade de realizar a fotossíntese, evidenciada, inicialmente, pela presença de estromatólitos, secreção produzida pelas cianobactérias.

b) capacidade de realizar a respiração aeróbia, na qual a produção de energia é irrisória quando comparada com a fermentação.

c) surgimento dos seres amnióticos, reforçando a capacidade de realizar a fecundação externa.

d) aparecimento das bactérias putrefativas capazes de produzir CO2e H2O a partir do seu metabolismo energético, usando o oxigênio como aceptor final de elétrons.

Questão 8

(UEMG) A figura a seguir representa a unidade formadora de uma importante biomolécula.

Sobre o grupo de moléculas representado por essa figura, é CORRETO afirmar que

a) o grupo é base do código genético.

b) o grupo pode ser sintetizado por todos os organismos.

c) sem ele não há atividade celular.

d) esse grupo pode ser fartamente obtido pela ingestão de pão.

Questão 9

(ENEM) O milho verde recém-colhido tem um sabor adocicado. Já o milho verde comprado na feira, um ou dois dias depois de colhido, não é mais tão doce, pois cerca de 50% dos carboidratos responsáveis pelo sabor adocicado são convertidos em amido nas primeiras 24 horas.

Para preservar o sabor do milho verde pode-se usar o seguinte procedimento em três etapas:

1º descascar e mergulhar as espigas em água fervente por alguns minutos;

2º resfriá-las em água corrente;

3º conservá-las na geladeira.

A preservação do sabor original do milho verde pelo procedimento descrito pode ser explicada pelo seguinte argumento:

a) O choque térmico converte as proteínas do milho em amido até a saturação; este ocupa o lugar do amido que seria formado espontaneamente.

b) A água fervente e o resfriamento impermeabilizam a casca dos grãos de milho, impedindo a difusão de oxigênio e a oxidação da glicose.

c) As enzimas responsáveis pela conversão desses carboidratos em amido são desnaturadas pelo tratamento com água quente.

d) Microrganismos que, ao retirarem nutrientes dos grãos, convertem esses carboidratos em amido, são destruídos pelo aquecimento.

e) O aquecimento desidrata os grãos de milho, alterando o meio de dissolução onde ocorreria espontaneamente a transformação desses carboidratos em amido.

Questão 10

(UEL) “Para nenhum povo da antigüidade, por mais que consumissem a cerveja, ela foi tão significativa e importante como para os egípcios. Entre eles, além de ter uma função litúrgica determinada no banquete oferecido aos mortos ilustres, a cerveja era a bebida nacional […]. As mulheres que fabricavam a cerveja tornavam-se sacerdotisas, tal era a importância dessa bebida digna de ser oferecida como libação aos deuses.” (VIDA biblioteca. Como fazer cerveja.3.ed. São Paulo: Três, 1985. p. 51-52.)Ainda que a cerveja seja fabricada há milhares de anos, a essência de sua produção continua a mesma. Com base nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a cerveja é originada a partir da fermentação de cereais por meio de:

a) Fungos macroscópicos, liberando álcool etílico e oxigênio.

b) Bactérias, liberando álcool metílico e gás carbônico.

c) Bactérias, liberando álcoois aromáticos e oxigênio.

d) Fungos microscópicos, liberando álcool etílico e gás carbônico.

e) Fungos microscópicos, liberando álcool metílico e água.

Gabarito

  1. E
  2. A
  3. E
  4. E
  5. B
  6. D
  7. B
  8. C
  9. C
  10. D

Ainda está com dúvidas sobre o assunto?

Então, bora assistir uma videoaula que eu preparei com muito carinho pra você estudar um pouco mais sobre o assunto. Aperte o play!


Espero que esses exercícios tenham ajudado você a entender melhor sobre os tipos de questões sobre Bioquímica que os vestibulares costumam cobrar. E se você quiser ver mais conteúdos bacanas sobre Biologia, não se esqueça de visitar o meu blog!

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Professor Samuel Cunha

Professor Samuel Cunha

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1 Comentário

  1. Prof, não entendi muito bem o pq da 7 ser letra B, se a produção de energia na respiração é muito maior que na fermentação…

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