Exercicios resolvidos de Anatomia e Fisiologia Humana

Exercícios resolvidos de Anatomia e Fisiologia Humana

Os conteúdos de anatomia e fisiologia humana marcam presença nas provas de ENEM e vestibulares em todo o país. Por isso, além de estudar o conteúdo, você deve fazer muitos exercícios sobre o assunto. Fazer exercícios é uma maneira de revisar o conteúdo, mas também de reconhecer seus pontos fracos em uma disciplina.

Ou seja, questões que você erra ao resolver exercícios, vão te indicar o que precisa ser estudado novamente. Por isso que na minha plataforma de estudos, além das aulas com o conteúdo, você tem diversos exercícios separados por assunto para resolver.

Que tal a gente resolver alguns exercícios sobre anatomia e fisiologia humana juntos? Assim você, ao final deste texto, vai saber se precisa ou não dar uma boa reforçada nesses tópicos da Biologia. Combinado?

Leia mais: Mapa Mental sobre Fisiologia 

Questão 01 – ENEM 2020

(Enem 2020)  Na indústria farmacêutica, é muito comum o emprego de substâncias de revestimento em medicamentos de uso oral, pois trazem uma série de benefícios como alteração de sabor em medicamentos que tenham gosto ruim, melhoria da assimilação do composto, entre outras ações. Alguns compostos poliméricos à base do polissacarídeo celulose são utilizados para garantir que o fármaco somente seja liberado quando em contato com soluções aquosas cujo pH se encontre próximo da faixa da neutralidade.

BORTOLINI, K. et al. Análise de perfil de dissolução de cápsulas gastrorresistentes utilizando polímeros industriais com aplicação em farmácias magistrais, Revista da Unifebe, n. 12, 2013 (adaptado.)

Qual é a finalidade do uso desse revestimento à base de celulose?

a) Diminuir a absorção do princípio ativo no intestino.

b) Impedir que o fármaco seja solubilizado no intestino.

c) Garantir que o fármaco não seja afetado pelas secreções gástricas.

d) Permitir a liberação do princípio ativo pela ação das amilases salivares.

e) Facilitar a liberação do fármaco pela ação dos sais biliares sobre o revestimento.

Gabarito 

[C]

A finalidade do uso desse revestimento à base de celulose é garantir que o fármaco não seja afetado pelas secreções gástricas (estômago), em que o pH é ácido, mas liberado no intestino delgado, que possui pH alcalino, mais próximo da faixa de neutralidade para sua absorção.


Questão 02 – ENEM 2020

Em uma pesquisa estão sendo testados cinco quimioterápicos quanto à sua capacidade antitumoral. No entanto, para o tratamento de pacientes, sabe-se que é necessário verificar também o quanto cada composto agride células normais. Para o experimento, partiu-se de cultivos de células tumorais (colunas escuras na figura) e células normais (colunas claras) com o mesmo número de células iniciais. Dois grupos-controle não receberam quimioterápicos: controle de células tumorais (CT) e de células normais (CN). As colunas I, II, III, IV e V correspondem aos grupos tratados com os cinco compostos. O número de células viáveis após os tratamentos está representado pelas colunas.

Qual quimioterápico deve ser escolhido desse tipo de tumor?

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V

Gabarito

[B]

O quimioterápico que deve ser escolhido é o II, pois, após o tratamento, as células tumorais (CT) diminuíram, enquanto as células normais (CN) mantiveram seu crescimento, ou seja, as células tumorais morreram em maior quantidade e as células normais aumentaram sua divisão em relação ao grupo controle.  


Questão 03 – UNESP 2020

O Brasil já é o segundo país que mais realiza a cirurgia bariátrica, que reduz o tamanho do estômago.

O paciente consegue emagrecer porque perde a fome radicalmente — a quantidade de comida consumida cai a um quarto, em média, por falta de espaço. Apesar dos avanços técnicos e das facilidades, a cirurgia está longe de ser uma intervenção simples.

(Natalia Cuminale. “Emagrecer na faca”. Veja, 13.03.2019. Adaptado.)

Além de aumentar a sensação de saciedade, mesmo com pequena ingestão de alimentos, a redução do estômago também reduz a quantidade de suco gástrico secretado pela parede estomacal, comprometendo a digestão do alimento nessa porção do aparelho digestório.

A principal enzima digestória do suco gástrico e a estrutura química dos monômeros das moléculas sobre as quais atua são

Gabarito 

[C]

A pepsina é uma protease presente no suco gástrico. Essa enzima acelera a hidrólise de proteínas na luz estomacal, produzindo peptídeos menores e seus monômeros, os aminoácidos.


Questão 04 – ENEM PPL 2020

Há algumas décadas, surgiu no mercado um medicamento que provocava perda de peso por inibir a ação da lipase, enzima que atua no intestino na digestão de gorduras. Um pesquisador, com o objetivo de avaliar a eficácia do medicamento, decidiu medir nos pacientes a quantidade de gordura nas fezes e de triglicerídeos (um dos produtos da digestão das gorduras) no sangue. Mantendo sempre a mesma dieta nos pacientes, fez as medidas antes e depois da administração do medicamento. A figura apresenta cinco resultados possíveis.

O efeito esperado do medicamento está representado no resultado

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Gabarito: 

[A]

O efeito esperado do medicamento está representado no resultado 1, pois a taxa de gordura nas fezes aumentou, indicando maior eliminação de gordura do corpo, e os triglicerídeos no sangue diminuíram, indicando que houve menos absorção de gordura pelo corpo.  

Saiba mais: Sistema Digestório: tudo o que você precisa saber


 

Questão 05 – UECE 2020

(Uece 2020)  São exemplos de estruturas do sistema respiratório humano:

a) faringe, pâncreas e alvéolos.

b) laringe, pulmões e faringe.

c) traqueia, rins e brônquios.

d) pulmões, esôfago e fossas nasais.

Gabarito

[B]

O sistema respiratório é composto por: cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões.  


Questão 06 – UECE 2020

(Uece 2020)  Em relação ao coração humano, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

(     ) Os átrios são cavidades superiores que bombeiam sangue para fora do coração.

(     ) Os ventrículos são cavidades inferiores, nas quais as artérias são conectadas.

(     ) Epicárdio é a camada mais interna do coração, composta de músculo estriado cardíaco.

(     ) Pericárdio é a membrana que reveste e protege o coração.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

a) V, V, V, V.

b) V, F, V, F.

c) F, V, F, V.

d) F, F, F, F.

Gabarito

[C]

Analisando as assertivas se pode dizer que

[F] os átrios bombeiam sangue para os ventrículos.

[V] conectam do ventrículo direito parte a artéria pulmonar, e do ventrículo esquerdo parte a artéria aorta.

[F] o epicárdio é uma membrana serosa fina. Está fundida com o pericárdio por um lado e o miocárdio pelo outro.

[V] em forma de saco é uma membrana serofibrinosa que envolve o coração.


Quer revisar mais sobre este conteúdo?

No meu canal do YouTube você encontra diversas aulas sobre fisiologia humana e anatomia humana disponíveis. Nesse tema vale a pena você dar uma atenção especial para o sistema digestório. Saiba identificar os órgãos e enzimas que participam do processo digestivo.

Outro sistema que deve ser revisado por você é o circulatório. Na hora de estudar como o sangue circula pelo nosso corpo aproveite para relembrar as estruturas do sistema respiratório, já que estes dois funcionam em conjuntos. E também estude as doenças que mais afetam a população brasileira, como a pressão arterial, diabetes e cancêr.  Com isso você já vai dominar os conteúdos mais importantes da anatomia e fisiologia humana.

Gostou do conteúdo de hoje?

Espero que este post tenha ajudado você a entender como os conteúdos de anatomia e fisiologia humana podem aparecer na prova do ENEM ou no seu vestibular.  E se você quiser ver mais conteúdos bacanas sobre Biologia, não se esqueça de visitar o meu blog!

Quer se sair bem na escola ou vai prestar vestibular e ENEM? Vem tomar um amargo, que eu te ajudo a conquistar esse sonho! Na minha plataforma, você aprende desde o início da vida até o equilíbrio de todas, através de aulas aprofundadas, dinâmicas e muito divertidas comigo, um professor apaixonado pelo que faz.

SAIBA MAIS

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar: