Exercícios de Genética

Exercícios de Genética

Hoje quero resolver exercícios de genética com vocês. Em outros momentos eu já comentei aqui ou nas minhas videoaulas que é essencial resolver exercícios. Isso te ajuda a entender como o assunto pode ser cobrado na prova do ENEM ou outros vestibulares que você pretende fazer.

É essencial que  você não limite a sua rotina de estudos apenas a teoria.  Você precisa colocar ela em prática.  E só vai conseguir fazer isso resolvendo muitos exercícios. A resolução de exercícios te ajuda a consolidar o conteúdo. Isso acontece por causa de um mecanismo biológico. Quanto mais você vê uma informação, mais conexões nervosas se formam. E isso te ajuda a lembrar dela com mais facilidade.

E quando o assunto é genética, praticar é muito importante. Principalmente pelo fato de que as questões exigem muito do seu pensamento lógico. E que só é desenvolvido com a prática. Ler e interpretar os exercícios com muita atenção é essencial. E você também vai colocar em prática os seus conhecimentos de matemática básica ao estudar genética.

Continue lendo este texto para ver o que está sendo cobrado de genética nas principais provas do país.

Saiba mais: Exercícios sobre Habitat e Nicho Ecológico 

Questão 01 – UFRGS 2018

Observe a ilustração abaixo, que indica o genótipo de uma característica monogênica Mendeliana em um indivíduo.

Com relação ao que aparece na ilustração, é correto afirmar que 

a) o indivíduo é heterozigoto para a característica monogênica indicada e pode formar 50% dos gametas A e 50% dos gametas a.

b) caso esse indivíduo tenha um filho gerado com outra pessoa de igual genótipo, a probabilidade de o filho ser heterozigoto é de 25%. 

c) esse genótipo é um exemplo de expressão de uma característica recessiva.  

d) quatro células haploides serão formadas na proporção de  1:2:1 ao final da meiose II desse indivíduo.  

e) as letras representam alelos para características diferentes e ocupam lócus diferentes nos cromossomos homólogos.  

Gabarito 

A alternativa correta é a letra A.

A tatuagem mostra um genótipo heterozigoto (Aa), determinante de característica monogênica com dois alelos, o dominante A e o recessivo a. A formação dos gametas ocorre na proporção de 50% A e 50% a.   


Questão 02 – UERJ 2016

Em algumas raças de gado bovino, o cruzamento de indivíduos de pelagem totalmente vermelha com outros de pelagem totalmente branca produz sempre indivíduos malhados, com pelagem de manchas vermelhas e brancas.

Admita um grupo de indivíduos malhados, cruzados apenas entre si, que gerou uma prole de 20  indivíduos de coloração totalmente vermelha, 40 indivíduos com pelagem malhada e 20 indivíduos com coloração inteiramente branca.

O resultado desse cruzamento é exemplo do seguinte fenômeno genético:

a) epistasia   

b) pleiotropia   

c) dominância   

d) codominância  

Gabarito

A alternativa correta é a letra D.

Alelos: V (vermelho) e B (branco)

fenótipos genótipos
vermelho VV
branco BB
malhado VB

 

Pais: VB x VB

filhos: 25% VV (vermelhos): 50% VB (malhados): 25% BB (brancos) 

Conclusão: Os resultados revelam que os alelos determinantes das colorações vermelha e branca são codominantes.  


Questão 03 – Fcmmg 2018

“O resultado é péssimo se os anticorpos da mãe começam a entrar na circulação do feto. Normalmente são anticorpos incompletos, extremamente ativos, que causarão a hemólise. Apesar da anemia secundária, e eliminação do principal metabólito da hemoglobina (isto é, bilirrubina), aumenta a concentração dela no sangue até uns níveis de 18mg% o que, geralmente causará icterícia nuclear (o tecido nervoso tendo uma grande afinidade para a bilirrubina).

Parece que somente a bilirrubina indireta é tóxica para os neurônios, impedindo a oxigenação deles. Desse jeito, a hipóxia, junto com a ação das aglutininas sobre os endotélios, causa um aumento da permeabilidade dos endotélios, extravasão de proteínas e síndrome edematosa.” (…)

http://www.misodor.com/DHPN.html

O fragmento de texto acima está relacionado com todas as indicações abaixo, EXCETO: 

a) Incompatibilidade sanguínea materno-fetal.   

b) Gestação de filhos  Rh- por mães Rh+.    

c) Doença hemolítica do recém-nascido.   

d) Eritroblastose fetal.   

Gabarito 

A alternativa correta é a letra B.

O texto indica a eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém-nascido), onde há incompatibilidade sanguínea materno-fetal, pois o feto apresenta Rh+ e a mãe Rh. O feto herda o antígeno Rh+ do pai e a mãe desenvolve aglutininas anti-Rh, causando a aglutinação das hemácias do feto, que sofrem hemólise.  


Questão 04 – FAMERP 2018 

O quadro ilustra um experimento que utilizou ervilhas de cheiro, em que as plantas parentais (P) eram de linhagens puras.

Os resultados obtidos em F2 permitiram concluir que os genes que determinam a forma e os genes que determinam a cor das ervilhas 

a) estão no mesmo par de cromossomos homólogos.   

b) se combinaram de tal modo que revelaram um desacordo com a 2ª Lei de Mendel.   

c) se combinaram de diferentes formas por causa da permutação.   

d) distam 25 centimorgans por estarem no mesmo par de cromossomos homólogos.   

e) estão em diferentes pares de cromossomos homólogos.   

Gabarito

A alternativa correta é a letra E.

Os resultados obtidos em F2 do cruzamento entre F1 (duplo heterozigoto – RrVv ) e P2 (duplo recessivo – rrvv) mostram que os genes da forma e da cor das ervilhas estão em diferentes pares de cromossomos homólogos, de acordo com lei da segregação independente, mostrada na imagem abaixo:


Questão 05 –  ENEM 2019 

Com base nos experimentos de plantas de Mendel, foram estabelecidos três princípios básicos, que são conhecidos como leis da uniformidade, segregação e distribuição independente. A lei da distribuição independente refere-se ao fato de que os membros de pares diferentes de genes segregam-se independentemente, uns dos outros, para a prole.

TURNPENNY, P. D. Genética médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009 (adaptado).

Hoje, sabe-se que isso nem sempre é verdade. Por quê? 

a) A distribuição depende do caráter de dominância ou recessividade do gene.    

b) Os organismos nem sempre herdam cada um dos genes de cada um dos genitores.    

c) As alterações cromossômicas podem levar a falhas na segregação durante a meiose.    

d) Os genes localizados fisicamente próximos no mesmo cromossomo tendem a ser herdados juntos.    

e) O cromossomo que contém dois determinados genes pode não sofrer a disjunção na primeira fase da meiose.   

  Gabarito 

A alternativa correta é a letra D.

A segregação independente dos pares de genes não ocorre quando eles se situam fisicamente muito próximos no mesmo cromossomo. Nesse caso a tendência é serem herdados juntos.  


Questão 06 – PEQUENO PRÍNCIPE MEDICINA – 2020

 Suponha um indivíduo heterozigoto para quatro locus gênicos, distribuídos conforme a imagem. O mecanismo de herança desses genes segue princípios básicos já estabelecidos e está relacionado ao comportamento dos cromossomos durante a meiose. 

Sobre o processo de meiose dos genes representados acima, é CORRETO afirmar que 

a) os pares de genes Aa e Bb estão em ligação, em posição trans.   

b) os pares de genes Aa, Bb, Cc e Dd possuem segregação independente entre eles.   

c) os pares Aa e Cc podem participar do crossing-over, gerando novas combinações.   

d) se não houver crossing-over entre eles, serão formados apenas dois tipos de gametas.   

e) todos os genes representados obedecem à Primeira Lei de Mendel.    

Gabarito 

A alternativa correta é a letra E.

[A] Incorreta. Os alelos dominantes no indivíduo heterozigoto estão em um cromossomo e os alelos recessivos em outro, portanto, em posição cis.

[B] Incorreta. Os pares Aa/Bb e Cc/Dd não possuem segregação independente, pois estão localizados no mesmo par de cromossomos homólogos, sendo que o princípio da segregação independente é válido para duas ou mais características, com genes localizados em diferentes pares de cromossomos homólogos, que se separam com total independência uns dos outros no processo de meiose e se combinam ao acaso.

[C] Incorreta. Aa e Cc não podem fazer crossing-over, pois estão em cromossomos não homólogos.

[D] Incorreta. Se não houver crossing-over, podem ser formados quatro tipos de gametas, ABcd, ABCD, abcd e abCD. 

[E] Correta. Todos os genes representados obedecem à Primeira Lei de Mendel, que tem como princípio que cada característica é determinada por dois alelos, que se segregam na meiose, o que faz cada gameta portar apenas um alelo de cada gene, como é o caso dos genes representados, pois estão em cromossomos homólogos e na formação dos gametas se separam, ocorrendo em dose simples.  

Espero que este post tenha ajudado a colocar seus conhecimentos em prática. E se você quiser ver mais conteúdos bacanas sobre Biologia, não se esqueça de visitar o meu blog!

Quer se sair bem na escola ou vai prestar vestibular e ENEM? Vem tomar um amargo, que eu te ajudo a conquistar esse sonho! Na minha plataforma, você aprende desde o início da vida até o equilíbrio de todas, através de aulas aprofundadas, dinâmicas e muito divertidas comigo, um professor apaixonado pelo que faz.

SAIBA MAIS

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

2 comentários

  1. Muito obrigado professor tive só dois erros
    Amei fazer esses exercícios

Deixe uma resposta