Como estudar Biologia para o ENEM?

A biologia é uma matéria densa, com um vasto conteúdo e grande quantidade de nomes. Mas temos que admitir: é linda! Estudar os seres vivos em todas as suas relações é algo fascinante. O problema são os nomes! Mas não temos como fugir: para classificar é preciso nomear. Se existem mais de um milhão de espécies descritas até hoje, existe um nome diferente para cada uma delas, além do nome de suas estruturas anatômicas e celulares e todas as substâncias químicas que fazem parte do seu metabolismo.

Classificamos também o comportamento das espécies, as suas relações, a evolução, as moléculas, a reprodução e muito mais. Mas não devemos ficar preocupados: nem mesmo o biólogo mais estudioso sabe mais de 1% de todos os nomes existentes na biologia.

Mas quando estamos estudando biologia deparamos com todas essas classificações e nomes, isso assusta. É claro que alguns deles devem ser decorados, não tem como fugir, mas esse processo vem com o tempo. O ideal é você entender primeiramente o mecanismo geral fazendo perguntas do tipo: ondeporque e como ocorre o processo que estou estudando? Imagine o exemplo do ciclo de Krebs, se você não entender onde, porque e como ocorre, ele não fará sentido e consequentemente será difícil e chato. É provável que você não aprenda nada e ainda adquira trauma dessa matéria, pois apenas tentou decorar os diversos nomes complicados que o ciclo possui.

Para estudar biologia você deve perceber que todas as matérias estão interligadas, por mais distante que pareçam a evolução, citologia, fisiologia, ecologia etc, fazem parte de uma grande teia de conhecimento. É necessário seguir uma ordem correta para aprender com eficiência e passar a gostar da biologia. A seguir será apresentada uma sequência para o estudo dessa ciência.

Sequência para o estudo da biologia:

1° – Introdução à biologia: os níveis de organização dos seres vivos, como a ciência funciona e quais as hipóteses do surgimento da vida na Terra.

2° – Bioquímica: os compostos básicos presentes nos seres vivos.

3° – Citologia: a base da vida, o que é a célula? Importante conhecer os tipos de células, sua composição e a função de cada uma das estruturar e organelas.

4° – Citologia Genética: a complexidade da maior organela celular, o núcleo. O que é gene, cromossomo, DNA, genoma.

5° – Metabolismo Celular: as diferentes formas pelas quais as células produzem energia. Importante conhecer também, como a célula faz a fabricação proteínas, o comporto orgânico mais abundante nos seres vivos.

6° – Histologia: estudar os tecidos básicos dos seres vivos. Nos animais são os tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. 

7° – Reprodução e Desenvolvimento: como os diferentes tipos de seres vivos reproduzem? A anatomia do sistema reprodutor humano. Como são formados os gametas, como ocorre a fecundação e quais os métodos para evitar a gravidez. 

8° – Embriologia: o que ocorre após a fecundação do espermatozóide e óvulo?

9° – Sistemática e Classificação: quais são as regras e a importância de classificar os seres vivos? Quais os principais grupos de seres vivos (Reinos e Domínios).

10° – Microbiologia: os seres vivos menos complexos – os microorganismos estão em toda parte e são muito importantes para o equilíbrio na Terra, apesar de alguns causarem doenças.

11° – Micologia: os fungos também são fundamentais para o equilíbrio na Terra, existem fungos de uma única célula e fungos multicelulares. Alguns podem causar doenças, outros fazem decomposição e tem algumas espécies usadas na indústria alimentar.

12° – Botânica: quais os grupos das plantas? Qual a relação evolutiva entre eles? Estudamos a anatomia, histologia e fisiologia de cada um dos grupos botânicos.

13° – Zoologia: quais os diferentes grupos animais? É importante estudar dos animais mais primitivos até os mais complexos, entendendo todas as modificações que cada grupo obteve ao longo do tempo, relacionado sobre tudo a anatomia e fisiologia.

14° – Fisiologia Humana: entender quais os órgãos e função de cada um dos sistemas do corpo humano. 

15° – Genética: o estudo da hereditariedade. Estrutura e função dos genes. Como eles são passados dos pais para os filhos.

16° – Evolução: lamarckismo e darwinismo, como as populações sofrem modificações hereditárias ao longo do tempo? Quais os processos evolutivos?

17° – Ecologia: como os seres vivos se relacionam entre eles e entre o meio ambiente. Estudar ecologia é importante para entender a importância de preservar e manter o equilíbrio da Terra.

18° – Biotecnologia: como a tecnologia dentro da biologia pode contribuir para a saúde e bem-estar dos seres vivos e a preservação do nosso planeta?


Quer se sair bem na escola ou vai prestar vestibular e ENEM? Vem tomar um amargo, que eu te ajudo a conquistar esse sonho!

Na minha plataforma, você aprende desde o início da vida até o equilíbrio de todas, através de aulas aprofundadas, dinâmicas e muito divertidas comigo, um professor apaixonado pelo que faz.

SAIBA MAIS

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Samuel Cunha

Professor Samuel Cunha

Biolândia é uma plataforma dedicada ao ensino da mais linda ciência chamada Biologia.

2 comentários

  1. Muito bom e útil este site.
    Gostei muito!
    Parabéns!

Deixe uma resposta