Anatomia-humana

Anatomia Humana

Fala pessoal, tudo certinho?

No texto de hoje vamos falar sobre a anatomia humana. Esta é a área da biologia que se dedicada a estudar os órgãos do corpo humano. E também como estes se organizam na forma de sistemas para que todo o organismo continue funcionando e a gente siga vivo.

Anatomia é uma palavra que tem origem no grego. Ana significa parte, e tomnei significa cortar. O seja, é a área de estudo que separa as estruturas dos corpos para estudá-las. A técnica que permite a separação dos corpos em unidades anatômicas é a dissecação. São feitos cortes específicos para facilitar a visualização dos órgãos e estruturas que formam um corpo.

É mais comum que cursos na área da saúde tenham essa disciplina, como medicina, enfermagem, fisioterapia e odontologia. Mas futuros educadores físicos também precisam conhecer bem o corpo humano. Assim como os biológos. Isso mesmo, eu já fiz aulas de anatomia humana durante a faculdade.

Bora relembrar algumas coisas sobre anatomia humana? Então continue lendo este texto comigo.

Fique por dentro: Sistema Nervoso: o que você precisa saber 

O começo da Anatomia como Ciência

Uma característica que se destaca na espécie humana é a curiosidade por desvendar os mistérios da vida. As primeiras dissecações foram feitas em seres humanos por volta do sécula II a.C. Os responsáveis pela exploração do corpo humano foram Herófilo e Erasístrato. Porém nos anos seguintes os estudos sobre a anatomia humana foram interrompidos por ondes religiosas, já que as igrejas eram contra este tipo de investigação científica.

O Renascimento foi um periódo histórico muito importante para o desenvolvimento da Ciência de maneira geral. Mas a anatomia destaca-se com as obras de Leonardo da Vinci. O pintor italiano até hoje é lembrando pelos desenhos que fez do corpo humano com riqueza de detalhes. O artista, para registrar de forma realista os corpos, participou de diversas dissecações.

Tudo sobre anatomia humanaAlém dele, outra figura importante foi Andreas Vesalius, um médico belga que passou a ser conhecido como pai da anatomia moderna. Vesalius, em 1543 publicou suas obras em um completo atlas de anatomia. Ficou curioso? Procure por “Hiumani Corporis Fabrica” e veja os desenhos do atlas.

As subáreas da Anatomia

Organizar informações e conteúdos sem dúvidas ajuda na hora de estudar, certo? E não poderia ser diferente na anatomia. Esta área da Biologia pode ser dividida em algumas subáreas. Conheça as principais a seguir:

  • Sistêmica: área da anatomia que se dedica a estudar e compreender os sistemas que compõem o corpo humano. Preocupa-se com a descrição detalhada de todos os organismos que formam o ser, mas não olha para o todo;
  • Topográfica ou regional: área da anatomia que explora o corpo humano por regiões ao invés de sistemas, é um sistema que facilita a compreensão ao analisar o corpo de acordo com sua orientação correta em posições diversas;

O vocabulário da Anatomia

A biologia, de forma geral, usa palavras específicas para identficar conceitos ou estruturas dos seres vivo. Na anatomia isso não é diferente. E antes de estudar o corpo humano e aprofundar seus conhecimentos sobre anatomia é importante que você se familiarize com esses conceitos que vou citar na sequência, combinado?

Estes conceitos são muito utilizados para fazer referência às diversas regiões do corpo humano e podem aparecer em perguntas de vestibular ou ENEM. Por isso é essencial que você os conheça:

  • Cranial ou superior: parte superior do organismo;
  • Inferior ou caudal: parte inferior do organismo;
  • Anterior, ventral ou frontal: frente do organismo;
  • Posterior ou dorsal: parte de trás do organismo;
  • Medial: região mais próxima da linha mediana do corpo;
  • Lateral:  região mais próxima da lateral do corpo e mais distante da linha mediana;
  • Proximal: próxima da raiz do membro;
  • Distal: longe da raiz do membro.

Anatomia Humana: os principais Sistemas do corpo humano

Quando estamos nos preparando para o vestibular ou ENEM, e até mesmo no Ensino Fundamental, a anatomia humana é estudada com foco nos sistemas. Ou seja, a anatomia sistêmica destaca-se. Na minha plataforma você encontra aulas aprofundadas sobre os diversos sistemaas do corpo humano. Nelas eu exploro as características anatômicas, mas também a fisiologia, portanto falo sobre as funções e mecanismos de cada um dos órgãos de um determinado sistema.

Saiba mais: Sistema Locomotor: tudo que você precisa saber

Nas provas de vestibular os sistemas que se destacam são o respiratório, muscular, nervoso e endócrino. Mas há também perguntas sobre o sistema digestório, urinário, reprodutor, tegumentar e cardiovascular. Conheça um pouco mais sobre eles nos tópicos a seguir:

  • Sistema digestório: sua função é permitir a digestão e absorção dos nutrientes que ingerimos ao nos alimentar. É formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e diversas glândulas acessórias que produzem as enzimas digestivas utilizadas;
  • Sistema muscular: formado por tecido muscular esquelético, é composto pelos músculos que permitem a movimentação do nosso corpo. Encontram-se distribuídos no corpo inteiro, mas destacam-se nos braços e pernas;
  • Sistema esquelético: composto por estruturas formadas pelo tecido ósseo. São rígidas e resistentes, os ossos associam-se ao sistema muscular para atuar como alavancas na movimentação do nosso corpo;
  • Sistema cardiovascular: formado pelo coração e vasos sanguíneos de diversos calibres, o coração é formado pelo muscúlo estriado cardíaco. Sua função é distribuir o sangue pelo corpo humano, permitindo a distribuição de nutrientes para todas as células do organismo;
  • Sistema nervoso: sua função é perceber o ambiente em que o organismos se encontra, controlar nossas reações ao ambiente externo e regular as funções fisiológicas do organismo. É formado pelo encéfalo, medula espinha e nervos;
  • Sistema respiratório: é o sistema que permite as trocas gasosas no nosso corpo, faz com que o gás carbônico seja eliminado e o gás oxigênio entre. É formado pelo nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões;
  • Sistema urinário: composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Sua função é filtrar o sangue para que as substâncias tôxicas produzidas pelo metabolismo celular sejam eliminadas;
  • Sistema endócrino: composto pelas glândulas endócrinas do corpo humano. Produz hormônios e em parceira com o sistema nervoso coordenada o funcionamento do organismo;
  • Sistema reprodutor: conjunto de órgãos que permite a perpetuação da espécie. Nas mulheres é composto pelos ovários, tuba uterina, útero, vagina e vulva. Nos homens é composto por testículo, epidídimo, ductos deferentes, uretra, pênis e glândulas.

Ainda tem dúvidas sobre Anatomia Humana? Então, aperte o play no vídeo abaixo e vem comigo!

Agora que você já revisou a Anatomia  Humana é hora de mandar esse texto para aquele grupo de estudos que você sabe que também vai gostar desse conteúdo.

Espero que este post tenha ajudado você a entender mais sobre o Corpo Humano. E se você quiser ver mais conteúdos bacanas sobre Biologia, não se esqueça de visitar o meu blog!

Quer se sair bem na escola ou vai prestar vestibular e ENEM? Vem tomar um amargo, que eu te ajudo a conquistar esse sonho! Na minha plataforma, você aprende desde o início da vida até o equilíbrio de todas, através de aulas aprofundadas, dinâmicas e muito divertidas comigo, um professor apaixonado pelo que faz.

SAIBA MAIS

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta