7 assuntos de Biologia que mais caem no Enem

E aí, gurizada, tudo certinho? Separei aqui os 7 assuntos de Biologia que mais caem no Enem e o que você deve estudar bem até o dia da prova.

Acompanhe e bons estudos!

1. Ecologia

Ecologia é, sem sombra de dúvidas, o assunto de Biologia mais cobrado no Enem. As questões abordam desde conceitos mais básicos, como nicho, habitat e cadeia alimentar, até assuntos complexos, como mudanças climáticas e pactos internacionais.

Neste tema, as questões do Enem costumam exigir bastante atenção e capacidade de interpretação do candidato, pois é comum que se cobre uma mínima compreensão das relações de causa e efeito e conhecimentos de como resolver determinados problemas ambientais. Além disso, é comum aparecerem questões interdisciplinares, especialmente relacionadas à Química.

Por conta disso, aliás, é fundamental ficar ligado nos principais assuntos tratados na mídia ao longo do ano, uma vez que as questões tendem a relacionar os conteúdos de Ecologia com discussões atuais.

Este ano de 2019 foi especialmente recheado de debates envolvendo o meio ambiente. Assuntos como os impactos da tragédia de Brumadinho, queimadas na Amazônia, discussões ambientais internacionais, a cúpula do clima da ONU e as manifestações mundiais pelo clima foram constantes na TV, jornais e redes sociais.

2. Genética

Genética é outro tema que costuma aparecer bastante nas provas de Biologia do Enem. Os principais assuntos que o candidato deve dominar são os conceitos da 1ª Lei de Mendel e a Dominância Completa.

Questões sobre DNA, RNA e bases nitrogenadas, alimentos transgênicos e mutações genéticas também são cobradas com frequência. Aliás, esses temas também estão bastantes presentes na mídia, com discussões como terapias genéticas e os impactos da transgenia nos alimentos. Por isso, mais uma vez: mantenha-se atualizado!

Por fim, não deixe de revisar os conteúdos sobre cromossomos e alterações numéricas e estruturais, estudando assuntos como daltonismo e as diferentes síndromes cromossômicas nos seres humanos (Down, Edwards, Turner e Klinefelter).

3. Fisiologia Animal e Humana

As questões envolvendo fisiologia no Enem costumam abordar processos básicos que ocorrem no corpo dos animais e, em especial, dos seres humanos.

Estude bem os diferentes sistemas que compõem nosso organismo (digestório, respiratório, circulatório, urinário etc.) e a função dos órgãos em cada um deles. Reforce também o funcionamento e o papel das diferentes enzimas e hormônios que atuam no nosso corpo.

Outros assuntos que também costumam ser cobrados nessa área são reprodução e gestação.

4. Evolução

A evolução também aparece como um dos assuntos de biologia que mais caem no Enem. Aqui, é importante estudar bem as diferentes teorias evolucionistas de Darwin (seleção natural) e Lamarck (lei do uso e desuso). Tire um tempo para revisar também o neodarwinismo (teoria sintética da evolução)

Além disso, revise os conteúdos relacionados à origem da vida e como ela se desenvolveu no nosso planeta, dos primeiros seres vivos unicelulares até o aparecimento dos primeiro seres aeróbios.

5. Citologia

A Citologia é uma das bases mais importantes da Biologia e, por isso, costuma ser bastante cobrada no Enem. Nesta disciplina, incluem-se questões relacionadas às células e à organização celular.

Por isso, estude as diferenças entre células procarióticas e eucarióticas e a estrutura e as funções da membrana, do citoplasma, do núcleo e das organelas.

Fique esperto e reforce os estudos sobre respiração celular, fermentação alcoólica, células tronco e totipotência.

Leia mais: Dicionário de Citologia

6. Microbiologia

A Microbiologia estuda os seres microscópicos, como vírus, bactérias, fungos e protozoários. Nesse sentido, os tópicos mais abordados sobre o assunto no Enem são relacionados à área da Saúde.

Estude bem as diferentes doenças causadas por esses seres, em especial as doenças virais (tipos de gripe, febre amarela, dengue, zika, AIDS etc.) e bacterianas (tuberculose, tétano, meningite, hanseníase, cólera, entre outras).

Revise também os conteúdos sobre Parasitologia, o ciclo de vida dos parasitas e as doenças que eles causam, além da Imunologia, reforçando assuntos como anticorpos, vacinas, soros e doenças erradicadas pelo homem.

7. Métodos contraceptivos

Outro assunto que merece reforço nos seus estudos são os métodos contraceptivos, tanto para homens quanto para mulheres. Além de evitar a gravidez precoce e indesejada, eles são fundamentais na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Por isso, além de estudar as opções de métodos contraceptivos (da tabelinha às pílulas anticoncepcionais, passando por cirurgias), revise as principais DSTs e assuntos relacionados ao sistema reprodutor, como ovulação, hormônios sexuais e gravidez.


Pessoal, esses foram os principais assuntos de biologia que mais caem no Enem. Mas eles não são os únicos! Por isso, foco nos estudos e dedicação total.  Se quiser uma ajuda para se organizar melhor, confira meu post Como estudar Biologia para o Enem e prepare-se para arrasar no dia da prova!

Quer se sair bem na escola ou vai prestar vestibular e ENEM? Vem tomar um amargo, que eu te ajudo a conquistar esse sonho! Na minha plataforma, você aprende desde o início da vida até o equilíbrio de todas, através de aulas aprofundadas, dinâmicas e muito divertidas comigo, um professor apaixonado pelo que faz.

SAIBA MAIS

👉 Top aplicativos gratuitos para estudar para o ENEM

👉 Como estudar Biologia para o ENEM?

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

 

Compartilhar:
Professor Samuel Cunha

Professor Samuel Cunha

Biolândia é uma plataforma dedicada ao ensino da mais linda ciência chamada Biologia.

Deixe uma resposta