Hoje vou trazer 05 exercícios resolvidos sobre evolução e seleção natural por uma simples razão: sempre cai nos vestibulares e no Enem. Não tem erro.

5 Questões resolvidas sobre Evolução

E aí, pessoal! Tudo certinho? Hoje vou trazer 05 exercícios resolvidos sobre evolução e seleção natural por uma simples razão: sempre cai nos vestibulares e no Enem. Não tem erro.

É fundamental que você tenha domínio sobre todas essas teorias, além de  compreender também as principais evidências da evolução biológica e não esquecer da necessidade de conhecer plenamente o conceito de seleção natural .Para entender bem tudo o que diz respeito a esse tema, acompanhe minhas videoaulas e os conteúdos que disponibilizo na plataforma de estudos.

Esses 05 exercícios resolvidos são o ponto de partida para você explorar ainda mais esse assunto. 

Não esqueça: há fatos que confirmam o fenômeno da evolução biológica nos seres vivos. Entre as evidências clássicas, destacam-se os fósseis e as semelhanças anatômicas fisiológicas e bioquímicas verificadas em organismos das mais diversas espécies.

Nomes como Jean-Baptiste Lamarck e Charles Robert Darwin devem estar no seu radar. Observe de que forma também os avanços na área da genética foram importantes nas questões em torno da evolução. Teste agora os seus conhecimentos com os 05 exercícios práticos. Bora lá?


EXERCÍCIO 1

 (UNIFESP/2004) Leia os trechos seguintes, extraídos de um texto sobre a cor de pele na espécie humana.

A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.

À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo, há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.

(Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002).

Nesses dois trechos, encontram-se subjacentes ideias

  1. A) da Teoria Sintética da Evolução.
  2. B) darwinistas
  3. C) neodarwinistas
  4. D) lamarckistas
  5. E) sobre especiação

RESPOSTA

Como comentei na abertura desse post, é importante conhecer as teorias e os principais nomes ligados à evolução. Nesse trecho apresentado na questão – ” sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões” – percebemos a ideia lamarckista sobre a evolução das espécies. Segundo Jean-Baptiste Lamarck, o indivíduo se modifica para poder se adaptar às particularidades do meio.

Com base nessa teoria, temos a nossa resposta: letra D. Ok?


EXERCÍCIO 2

(UFV) Os gráficos abaixo ilustram as três formas básicas de seleção natural. A distribuição dos fenótipos da progênie, após a seleção, é representada pela linha sólida. Comparativamente, a linha pontilhada representa a geração parental pré-seleção.

Os gráficos abaixo ilustram as três formas básicas de seleção natural. A distribuição dos fenótipos da progênie, após a seleção, é representada pela linha sólida. Comparativamente, a linha pontilhada representa a geração parental pré-seleção.

Com base na observação dos gráficos, é INCORRETO afirmar:

  1. A) Em I, a seleção é estabilizadora, pois favorece os atributos médios.
  2. B) Em II, a seleção é direcional, pois favorece um dos atributos extremos.
  3. C) Em II, a frequência dos alelos no patrimônio genético é alterada.
  4. D) Em I, a seleção resulta em maior variabilidade fenotípica.
  5. E) Em III, a seleção é disruptiva, pois favorece os atributos extremos.

RESPOSTA

Vamos lá! Os gráficos evidenciam os seguintes tipos de seleção:

* Estabilizadora – em que os indivíduos medianos são selecionados.

* Direcional – favorece um extremo de uma determinada faixa fenotípica Nesse caso, a curva de frequência é deslocada na direção do fenótipo mais vantajoso.

* Disruptiva – em ambientes diferentes, os fenótipos extremos são selecionados.

Fica a dica: independentemente do tipo de seleção, há uma redução da variabilidade fenotípica. Quanto mais intensa for a ação da seleção natural, menor a diversidade genética da população.

Para fechar, a resposta certa é a letra D.


EXERCÍCIO 3

 (Enem) As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:

  1. A) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.
  2. B) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.
  3. C) aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.
  4. D) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.
  5. E) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação

RESPOSTA

Fique atento a questões como essa no Enem e vestibulares. Entre as alternativas oferecidas, a correta é a que traz a ideia de que os indivíduos que tornam-se predominantes em determinado ambiente são aqueles portadores das características mais favoráveis àquele espaço.

Temos então, como alternativa correta, a letra B.


EXERCÍCIO 4

(Enem) Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausências de olhos.

Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

  1. A) as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural.
  2. B) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.
  3. C) o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes.
  4. D) as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitida aos descendentes.
  5. E) as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.

RESPOSTA

Lembre-se de manter as teorias em dia. Lamarck apontava que estruturas não utilizadas com frequência vão perdendo, com o passar do tempo, a sua função. Levando em consideração essa análise, a resposta correta é a letra b.


EXERCÍCIO 5

Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução aconteceu e acontece nos dias atuais. Dentre elas, podemos citar os fósseis, que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram no passado. A respeito dos fósseis, marque a alternativa incorreta:

  1. A) os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies existentes eram diferentes das atuais.
  2. B) através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil.
  3. C) com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu.
  4. D) para descobrir a idade de um fóssil, muitos pesquisadores utilizam o método de datação com carbono 14.
  5. E) nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça.

RESPOSTA

Uma questão com grande possibilidade de surgir  no Enem e vestibulares. A questão incorreta é a letra B, pois o registro fóssil é muito incompleto e também são verificadas inúmeras falhas. Dessa forma, não é possível encontrar vários indivíduos de uma espécie fossilizados. Compreendeu?


GOSTOU DO CONTEÚDO DE HOJE?

Espero que tenha ajudado você a entender os conteúdos relacionados à evolução. Quer se sair bem na escola ou vai prestar vestibular e ENEM? Vem tomar um amargo, que eu te ajudo a conquistar esse sonho! Na minha plataforma, você aprende desde o início da vida até o equilíbrio de todas, por meio de aulas aprofundadas, dinâmicas e muito divertidas comigo, um professor apaixonado pelo que faz.

SAIBA MAIS

👆 Como foi a evolução do homem?

👆Darwin e Lamarck: o que dizem suas teorias?

👆O que mais cai de Biologia no Enem?

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Samuel Cunha

Professor Samuel Cunha

Biolândia é uma plataforma dedicada ao ensino da mais linda ciência chamada Biologia.

2 comentários

  1. 1A
    2D
    3B
    4B
    5B

  2. Boa noite.Muito obrigado e parabens ,mais uma vez,ao Professor Samuel Cunha.Aula e testes muito bem feitos sobre Evolução..E muito bom contar com sua ajuda para compreender a Biologia.Tudo de bom.

Deixe uma resposta